BRINCAR DE PENSAR
contos de Clarice Lispector no palco para pessoas grandes ou pequenas
"Brincar de Pensar, concebido e dirigido por Vanessa Bruno, propõe um jogo onde o pensamento é o protagonista, juntamente com memórias e inquietações de uma jovem narradora, que a atriz Isabel Wilker interpreta com astúcia".
Monica Rodrigues da Costa| Guia da Folha| 2014
Criado a partir de oito contos/crônicas de Clarice Lispector, publicados no Jornal do Brasil entre 1967 e 1973, o espetáculo se estrutura na prosa poética da autora para apresentar memórias da infância e devaneios próprios de todas as idades através dos textos Felicidade Clandestina; Restos do Carnaval; Come, Meu Filho; Uma Esperança; Sou Uma Pergunta; Das Vantagens de ser Bobo; Se Eu Fosse Eu e Brincar de Pensar. Concebido e dirigido por Vanessa Bruno, a partir da criação colaborativa dos atores Isabel Wilker, Livia Vilela, e Cesar Genaro. A peça é um convite a filosofar, imaginar, perguntar, lembrar, inventar, duvidar, entender e sentir por meio das palavras de Clarice Lispector em um encenação que se vale de vídeos, músicas e de jogos trazidos pelos atores em cena. Pensado para acolher pais e filhos, o espetáculo é indicado especialmente para crianças pós-alfabetização, a partir de 8 anos.
BRINCAR DE PENSAR estreou em setembro de 2013, no antigo Centro da Cultura Judaica dentro da Mostra Palcos. Realizou apresentações no Teatro MuBe Cultural. Em março de 2014, fez temporada no teatro da Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi e, em setembro, no Sesc Pinheiros. Realizou ainda apresentações na Virada Cultural de São José do Rio Preto e no Sesc São José dos Campos. Em setembro de 2016 participou da ocupação do VULCÃO [criação e pesquisa cênica] no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, intitulada #VulcaoOcupaArena, juntamente com o espetáculo PULSO. Em 2017, voltou em temporada no teatro Décio de Almeida Prado, em São Paulo.
FICHA TÉCNICA
Proposição, Concepção e Direção - Vanessa Bruno
Assistência de direção - Livia Vilela
Elenco - Isabel Wilker, Livia Vilela e Luiz Felipe Bianchini (stand-in Elisa Volpatto)
Apoio dramatúrgico - Michelle Ferreira
Produção multimídia - Lucas Pretti e Rafael Frazão
Figurinos e adereços - Ronaldo Dimer
Composição e execução da canção tema - Tatiana Parra e Fabio Barros
Trilha sonora - Edson Secco
Iluminação - Isadora Giuntini
Comunicação Visual e Fotos - Cezar Siqueira
Produção - Gelatina Cultural (2014 - 2016) / Paulo Salvetti
Realização - VULCÃO [criação e pesquisa cênica]