ÁGUAS DO MUNDO

a partir da obra de Clarice Lispector

  • Pulso - página

Pesquisa e criação teatral a partir do deslocamento do romance "Uma Aprendizagem ou Livro dos Prazeres" de Clarice Lispector para o palco. A montagem traz o encontro de uma mulher com sua aprendizagem do prazer de viver e de amar e apresenta uma espécie de Odisséia às avessas, na qual é a mulher que empreende a travessia à procura de sua própria identidade, enquanto um homem, Ulisses, a espera. A narrativa fragmentada mantém a poética clariciana em terceira pessoa com presença do fluxo de pensamento das personagens, e também diálogos ora numa conversação direta, ora por telefonema. O espetáculo busca discutir a condição da mulher, sua relação com o prazer, liberdade e igualdade no relacionamento com o outro.

 

Idealizado há mais de 10 anos pela atriz e diretora Vanessa Bruno o projeto tornou-se o embrião de sua pesquisa de mestrado concluída em 2015 na Escola de Comunicação e Artes da Universidade São Paulo (ECA-USP). Em seu mestrado, descreve procedimentos para que o intérprete trazer a literatura de Lispector para a cena. Na ocasião da defesa, além da parte teórica, apresentou demonstração prática e para a construção da cena, escolheu o capítulo central do livro "Uma Aprendizagem ou Livro dos Prazeres" que também foi publicado no Jornal do Brasil com o título de "As Águas do Mundo". A partir desta cena o espetáculo foi concebido. Os procedimentos desenvolvidos nesta pesquisa foram experimentados na criação dos outros espetáculos do VULCÃO [criação e pesquisa cênica]: Brincar de Pensar, Pulso e A Dor.

 

Águas do Mundo fez sua pré-estreia no dia 02 de maio de 2019 no SESC Santo Amaro, em Recife, cidade onde a autora passou sua infância. Em julho deste ano apresentará, juntamente com Pulso e A Dor, a trilogia solos do VULCÃO no Teatro de Contêiner, em São Paulo. 

FICHA TÉCNICA

proposição, dramaturgismo, interpretação e direção - Vanessa Bruno

assistente de direção e preparação corporal - Livia Vilela

segundo assistente de direção - Luiz Felipe Bianchini

preparação vocal - Paula Mihran

preparação musical - Zeca Loureiro

cenário, adereços e figurinos - Anne Cerrutti

cenotécnica - Diego Dac

trilha sonora - Edson Secco

iluminação - Rodrigo Campos e Isadora Giuntini

videos - Gabriela Rocha

voz gravada - Fabrício Licursi

visagismo - Britney Federline

fotos - Julio Calil e Rafaella Gomes

identidade visual - Cezar Siqueira

produção - Gabriela Gonçalves / Corpo Rastreado

realização - VULCÃO [criação e pesquisa cênica]

1/1

TEASER     em breve

IMPRENSA

NECESSIDADES TÉCNICAS

todos os direitos reservados por VULCÃO [criação e pesquisa cênica]