A DOR

a partir de La Douleur de Marguerite Duras

  • Facebook Social Icon

"A fala que se produz desse texto recortado é a de um herói trágico. Os fundamentos das primeiras tragédias estão postos: a atriz está só no palco, mascarada (de uma máscara viva, paradoxalmente não-imóvel, a se refazer constantemente), ela fala de fatos ocorridos fora de nosso campo de visão, não assistimos à sua história, a ouvimos contar – e ela se move, como se dançasse, uma dança grotesca, síntese disjuntiva, a dança de um corpo torturado por dentro".

Maurício Ayer | Pesquisador da obra de Marguerite Duras 

artigo para a Société Internationale Marguerite Duras, 2017

O espetáculo com a atriz Rita Grillo, dirigido por Vanessa Bruno foi criado a partir do romance “La Douleur”. Compilação de textos de Marguerite Duras, publicados em 1985 mas escritos em algum momento do pós-guerra, tratam do período em que o marido da autora francesa, envolvido com a resistência ao nazismo, foi preso e enviado para um campo de concentração. A Dor apresenta o ponto de vista de uma mulher que espera por um homem e que é capaz de permanecer dias inteiros em filas e corredores buscando por notícias dele. A montagem é fragmentada em flashes de memória, devaneio e pesadelo, misturados a ações cotidianas. A cena – através da poética de Marguerite – se transforma em um testemunho vivo, uma espécie de depoimento cênico sobre a guerra.

Trabalho iniciado em 2014 com a tradução, feita por Rita Grillo,  do texto original de Duras e com pesquisa teórica no ano de 2015. O processo de ensaios e levantamento de material cênico foi amparado pela Técnica Klauss Vianna, conduzido pela assistente de direção e preparadora corporal Livia Vilela. A DOR estreou em 2016 no Sesc Consolação em São Paulo, dentro do projeto Escritoras na Boca de Cena, juntamente com outro solo do VULCÃO, o espetáculo PULSO. Em 2017, o espetáculo realizou duas temporadas (janeiro e outubro) no Teatro Pequeno Ato, com sessões lotadas em todas as apresentações. Fez também apresentação no Sesc São Caetano no mesmo ano.

 

FICHA TÉCNICA

Proposição, tradução e interpretação - Rita Grillo

Direção - Vanessa Bruno

Preparação corporal e assistência de direção - Livia Vilela

Figurino e cenário - Anne Cerutti

Trilha sonora - Edson Secco

Iluminação - Aline Santini

Interferência de imagens - Livia Vilela e Vanessa Bruno

Fotos - Mauricio Pisani, Cezar Siqueira, Bob Sousa e Victor Iemini

Identidade visual - Cezar Siqueira

Produção - Paulo Salvetti

Realização - VULCÃO [criação e pesquisa cênica]

1/1

TEASER

IMPRENSA

NECESSIDADES TÉCNICAS

todos os direitos reservados por VULCÃO [criação e pesquisa cênica]