ORLANDX
by Virgínia Woolf
"Sylvia Plath nos surge, de certo modo, como uma fera na jaula. Uma jaula que é seu próprio compromisso familiar de um lado e de outro, os compromissos que ela tem para com a literatura. É como se participássemos de um fluxo de consciência da personagem: não há narrativa propriamente dita, justamente porque as coisas vão acontecendo umas como desdobramento das outras, com as incessantes trocas de climas e de emoção por que passa a personagem".
Antônio Hohleldt | jornalista, escritor e professor universitário
Jornal do Comércio, Dez/2016
Pesquisa e criação teatral a partir da vida e da obra do ícone da Poesia Confessional norte-americana, Sylvia Plath. Valendo-se de materiais como as biografias “A Mulher Calada”, de Janet Malcolm, e “Ísis Americana – A vida e a arte de Sylvia Plath”, de Carl Rollyson, “Os Diários de Sylvia Plath”, organizado por Karen V. Kukil e também o mais importante livro de poemas de Sylvia, “Ariel”, o espetáculo foi construído a partir de indagações da diretora Vanessa Bruno à atriz Elisa Volpatto, que foi respondendo cenicamente em uma criação dramatúrgica processual. O espetáculo busca pensar de modo poético sobre o espaço social da mulher e questiona, por meio das palavras de Sylvia, o próprio papel da artista mulher nos dias de hoje. Os ensaios e lapidação da movimentação cênica tiveram como suporte a Técnica Klauss Vianna, trabalho conduzido pela assistente de direção e preparadora corporal Livia Vilela. Em clima de sonho e vigília, a peça escolhe como situação cênica o último dia de vida da poeta para revelar, em tom confessional, memórias e devaneios de momentos da vida de Plath.
Em processo desde 2014, Pulso estreou em maio de 2016, dentro do projeto Escritoras na Boca de Cena, no Sesc Consolação, em São Paulo, juntamente com outro solo do VULCÃO, o espetáculo A DOR. Em agosto do mesmo ano, realizou temporada no Viga Espaço Cênico e em setembro, contemplado pelo edital Cena Aberta, da Funarte, ocupou o histórico Teatro de Arena Eugênio Kusnet, na programação #VulcaoOcupaArena, juntamente com o espetáculo infanto-juvenil BRINCAR DE PENSAR, também do VULCÃO. Ainda em 2016, fez temporada em Porto Alegre, na Usina do Gasômetro, tendo ótima recepção pelo público gaúcho e pela crítica especializada. Em 2017 realizou sua quarta temporada em São Paulo, no Teatro Cemitério de Automóveis. Em 2018 apresentou na mostra da Velha Companhia no espaço Zona Franca, juntamente com [VULCÃO Conversa] com a socióloga Carla Cristina Garcia. E, em 2019 cumpriu temporada durante o mês de janeiro no Teatro Poeira no Rio de Janeiro e, em maio, apresentações no SESC Recife Santo Amaro dentro da programação #VULCAOnoRECIFE.
FICHA TÉCNICA
Proposição e Interpretação - Elisa Volpatto
Direção - Vanessa Bruno
Preparação Corporal - Livia Vilela
Iluminação – Maurício Shirakawa
Trilha Sonora - Edson Secco
Lab. de Criação de Figurino e Adereços - Carolina Sudati
Visagismo - Britney
Fotos - Betânia Dutra, Cezar Siqueira, Bob Sousa e Victor Iemini
Identidade Visual - Cezar Siqueira
Captação Audiovisual - Pedro Hahn
Teaser – Elisa Volpatto
Produção - Paulo Salvetti
Apoio - Casa das Caldeiras
Realização - VULCÃO [criação e pesquisa cênica]